Perguntas frequentes

O que é uma tatuagem autoral?


Na tatuagem, assim como em qualquer outra criação artística (ilustração, mural, obra de arte, etc) a originalidade e exclusividade da obra é algo que todo artista busca. Quando eu desenvolvo um desenho para tatuagem, esta arte é exclusiva e desenvolvida especificamente para uma determinada pessoa, atendendo motivos, ideias e conceitos bem específicos e pessoais. O projeto deve satisfazer as necessidades do cliente, mas ao mesmo tempo representar o artista que o desenvolveu. Não há tatuagem autoral se o cliente não confiar no artista e possibilitar a liberdade de criação.




Que tipo de tatuagem você faz? Qual é o teu estilo?


Como eu sempre tive uma maior afinidade com as técnicas de pintura aquarela, guache, acrílica, bicos de pena e canetas nanquim, carvão, pastel... (ainda que eu faça minhas experimentações com outras técnicas de desenho/pintura na ilustração) é natural que eu busque me expressar de maneira similar na tatuagem; minha intenção é simular a expressividade e características de algumas dessas técnicas de desenho/pintura, em especial a aquarela, seja com muitas cores, ou só em preto e tons de cinza. Odeio colocar rótulos nas coisas, mas para fins de uma melhor compreensão, se eu tivesse que escolher duas categorias para ajudar a definir o que curto fazer na tatuagem, estas seriam: watercolor tattoo e sketch tattoo (tatuagens que imitam pinturas aquarela, desenhos expressivos, traços soltos, inacabados, esboçados, etc).




A arte da tatuagem é exclusiva?


Todas as artes são exclusivas e tatuadas apenas uma vez. Isto não me impede de criar versões similares das tatuagens que já fiz; também costumo criar séries de desenhos com uma temática em comum. É importante não esquecer que eu sempre encontro uma solução específica para cada cliente. Cada indivíduo é unico e merece tatuagens únicas.




Você aceita referências de tatuagens de outros tatuadores?


Depende. Aceito como referência artes de alguns tatuadores que são inspirações e que estão na mesma linha de trabalho ou possuem estilo similar, porém se não houver a possibilidade de criar não faz sentido pra mim, enquanto artista, aceitar a proposta. Sejamos criativos! Inspirar-se é uma coisa, copiar é outra!




O que você não tatua?


Não tenho interesse em tatuar coisas que não me desafiem como artista criativo. Minha intenção como ilustrador e tatuador é sempre criar algo novo, original, empolgante. Não tatuo algo cuja estética fuja muito da minha linha de estilo. Não tatuo desenhos comerciais clichês e tatuagens corriqueiras.




Você faz coberturas de tatuagens?


Com relação às reformas de tatuagens antigas e coberturas, normalmente é um caso mais complicado. Se a tatuagem a ser reformada ou coberta não me permitir criar no meu estilo e técnicas ou se a sua intenção é continuar a sua tatuagem iniciada por outro profissional em um estilo bem específico que seja incompatível com o meu, sem me dar liberdade de criação, eu dificilmente vou conseguir desenvolver um projeto. Normalmente, para cobertura, o ideal é analisar bem a proposta e ter em mente que em muitos casos as possibilidades de projeto são bem limitadas pois não é possível cobrir tudo com qualquer arte; a arte devenvolvida deverá levar em conta o fato de que o objetivo maior é realmente cobrir. Você não vai querer ficar com duas artes mal sucedidas, uma sobre a outra!

Tatuagens pequenas, que não tenham linhas pretas muito grossas, que sejam antigas ou cujas cores estejam claras permitem mais soluções. Em muitos casos, para cobrir, teremos que partir para um desenho maior. Para coberturas eu preciso que o cliente confie ainda mais em mim e na minha proposta.

Fique à vontade para enviar-me fotos de sua tatuagem antiga, algumas ideias para cobertura, para então discutirmos as possibilidades!




Você cobra por sessão ou pela arte?


Resumidamente, cobro pela arte, pelo tamanho e pela complexidade de execução. Nos casos em que o desenho é grande e obviamente não será possível terminar em uma sessão, então divido o valor entre as “sessões”. Isso também não significa que uma tatuagem pequena vai ser mais barata. Algo pequeno também pode ser muito complexo. Cada caso é um caso. Devido ao meu método de trabalho e ao meu ritmo (não faço nada com pressa, principalmente arte) fica difícil eu dar um preço exato para um projeto. Há casos em que a arte final fica mais complexa do que eu previa. Dessa forma, vou passar um orçamento com um valor médio para o projeto; Só consigo passar o valor final de um projeto depois do desenho pronto. Quanto maior e mais complexa a arte, maior será o valor da tatuagem. Cada região do corpo tem a sua complexidade e isso também pode influenciar no valor.




Quanto tempo de sessão? Podemos fazer sessões maiores? E os trabalhos com muitas sessões?


Eu percebo que após 4 horas de sessão tanto eu quanto a pessoa que está sendo tatuada está bastante cansada. Principalmente quando se trata de uma tatuagem na costela onde a pessoa normalmente tem que ficar com os braços para cima para esticar melhor a pele. Mas o ideal geralmente é trabalharmos sessões de até 4 horas para evitar cansaço excessivo que possa influenciar na qualidade do trabalho. Entendo que o cliente queira sair da sessão com a tatuagem concluída, que haja ansiedade, mas em vários casos é fundamental esperar e voltar a trabalhar após a primeira etapa cicatrizada. Em tatuagens grandes normalmente a primeira sessão vai ser somente de marcação do desenho no corpo. Talvez eu faça uma estimativa de quantas sessões serão necessárias, porém muitas vezes o número de sessões previstas acaba sendo maior. Entre uma sessão e outra normalmente é necessário esperar três semanas para a cicatrização completa, porém há casos em que a área que será trabalhada nas sessões seguintes não foram tatuadas na primeira sessão, portanto a pele não estará machucada, não sendo necessário aguardar este período de cicatrização, possibilitando, assim, o agendamento de sessões mais próximas.




Quanto tempo você vai levar pra fazer a minha arte?


Vai depender muito da quantidade de projetos com os quais eu já tenha assumido compromisso. Geralmente eu consigo aprontar uma arte dentro de uma ou duas semanas, mas isso vai depender muito do fluxo dos agendamentos.




Onde você tatua? Podemos trocar ideia antes de marcar a tatuagem?


Eu costumo atender meus clientes no meu home studio (um espaço não-comercial), sempre com agendamento prévio e somente uma pessoa por dia. Como, basicamente, todos os dias eu estou comprometido em produzir arte, seja para tatuagens, ilustrações ou artes pessoais, fica difícil atender alguém sem agendamento prévio. Para facilitar o processo, penso que é importante eu receber um email com a proposta de tatuagem para então avaliar e discutir a necessidade de um encontro para trocar ideia melhor sobre o projeto, se necessário.




Qual é a forma de pagamento?


O pagamento é feito a cada sessão segundo o valor combinado previamente com o cliente (dinheiro, transferência online ou parcelamento no cartão).




Como entro em contato e envio minha ideia para a tatuagem?


Fica mais fácil mandar por email para vinisantosart@gmail.com com todas as referências que julgar necessário (fotos, ilustrações, etc), explicando de forma objetiva e clara a tua ideia. Comente sobre a área do corpo em que deseja a tatuagem, tamanho, cores, estilo, ideias/conceito, técnica, referências/inspirações e o que mais for relevante. Você pode comentar também sobre coisas que você gostou em meus trabalhos para que eu possa entender ao máximo o que você procura para o desenho da sua tatuagem. Vou responder o teu e-mail o mais rápido possível dizendo o que penso sobre o projeto e se por acaso a proposta não for compatível com o meu estilo de arte ou não me permita contribuir para criar algo novo e original juntamente com você, então vou enviar sugestões e algumas opções que poderiamos trabalhar para adequar o projeto. Se ainda assim você não ficar contente com as opções apresentadas para a adequação do projeto provavelmente não vou conseguir criar algo pra ti dentro do meu repertório artístico e neste caso haverá a recusa do projeto; nunca é nada pessoal, apenas tento trabalhar dentro das minhas possibilidades para que eu possa estar 100% conectado ao projeto.




Você cobra pra criar a arte da tatuagem?


Caso a proposta de projeto enviada no meu email seja compatível com a minha arte, responderei o e-mail solicitando o depósito de um valor (sinal)* para iniciar o processo de criação do desenho.

No mesmo e-mail vou tentar dar uma noção de preço que vai variar dentro de um valor mínimo e máximo para a tatuagem (sugiro programar-se para o valor máximo). Quando for uma tattoo grande, o valor total é dividido entre as sessões (por exemplo, uma tattoo de R$ 1.000,00 pode ser dividida em 04 sessões de R$ 250,00). Nunca é possível dar o preço EXATO de um trabalho antes de criá-lo; só depois do desenho pronto que eu vou ter uma ideia melhor da complexidade e, consequentemente, do valor final.

* O sinal é uma maneira de firmar comprometimento entre artista e cliente e se refere às horas trabalhadas para desenvolvimento da arte e não ao valor da arte em si. Em caso de desistência o valor não será devolvido, tampouco a arte será disponibilizada ao cliente, sendo que poderei utilizá-la da maneira que me convier. Este valor varia de acordo com a complexidade da arte que vai ser criada e com a quantidade de horas necessárias para a tarefa.




Como é o processo de criação da arte? Posso pedir alterações e ajustes na arte?


Meu processo de criação não é linear e não tem regras. Tento absorver ao máximo e trabalhar com o conceito que me foi enviado por email (pelo cliente). As ideias vão surgindo então vou fazendo uma série de esboços. Inicialmente não deixo que nenhuma referência ou influência externa atrapalhe o processo de busca. Depois que já tenho uma visão mais sólida dos elementos da ideia/imagem posso começar a me preocupar mais com atender as solicitações do cliente. Costumo mandar um esboço mais refinado para o cliente avaliar e ajustar alguns detalhes necessários. Quando é uma tatuagem aquarela, por exemplo, o desenho final é transferido para o papel de aquarela e então faço a pintura para apresentar ao cliente. Então, no dia combinado para a tatuagem, vou esperar pelo cliente para a apresentação e discussão da arte.​ Explicarei como cheguei na arte final e mostrarei os desenhos e esboços desenvolvidos durante o processo. Caso você julgar relevante é possível fazer uma simulação da arte no corpo antes de tatuá-la, através do Photoshop. É importante salientar também o seguinte:

Se, no momento da apresentação, você pedir alterações simples como substituir uma cor da arte por outra e outros ajustes sutís isso não será cobrado. No entanto, se a alteração for maior e tomar muito tempo para o ajuste, será cobrado um novo valor visando remunerar as horas que serão necessárias para realizar as alterações.

Se, por acaso, a alteração for muito grande a ponto de descaracterizar substancialmente a arte, muito provavelmente teremos de pausar o projeto. Penso que se a alteração for tão grande significa que você não foi suficientemente claro ao passar-me todos os detalhes indispensáveis (detalhes dos quais você não vai abrir mão no projeto). Eu respeito muito o fato de que você terá uma arte minha no teu corpo permanentemente (pra mim é sempre uma honra) mas é preciso, também, confiar no artista que você escolheu para o teu projeto e ter em mente que a minha arte é autoral e que eu fiz o melhor pra te apresentar uma solução dentro do meu estilo com as ideias/conceitos que você trouxe. O desenvolvimento da arte para a tatuagem é sempre um processo equilibrado entre as necessidades do cliente e a minha satisfação enquanto artista e tatuador.

Se, No entanto, você mudar de ideia e quiser propor uma ideia completamente diferente do projeto inicial, depois de eu tê-lo iniciado, solicitarei o depósito de um novo valor visando remunerar as horas que serão necessárias para a criação do novo projeto.




Como você vai me apresentar a arte?


Prefiro apresentar a arte final pessoalmente no dia combinado, fazer meus comentários e escutar os comentários do cliente. Se estiver tudo OK, transferimos o desenho para a pele e começamos a tatuar!
Se precisar de algum ajuste? Leia a pergunta "COMO É O PROCESSO DE CRIAÇÃO DA ARTE?" para entender como vamos proceder.




Onde posso encontrar ótimos exemplos de artes autorais e contemporâneas, na web?


Sempre indico o site http://tattrx.com
É um site com uma excelente curadoria e que mostra muito bem o cenário atual da tatuagem artística, autoral, inovadora, contemporânea...
Também http://illusion.scene360.com/
e outro endereço interessante é uma pasta minha no Pinterest com trabalhos sensacionais de vários artistas que vou coletando: https://br.pinterest.com/vinisantos/tattoo/





ENTRE EM CONTATO!

Por whatsapp (16) 99993 3130

Por e-mail: vinisantosart@gmail.com

Acompanhe meu trabalho também pelas redes sociais.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2020 por Vini Santos. Não copie. Crie!